COVID-19 Quadro Clínico


Identificação:
 João Rocha Neto
Profissão: Médico
Antecedentes: portador de hiperglicemia leve, controlada com metformina e dieta.

Em junho de 2020, iniciou-se uma congestão nasal com sintomas característicos de rinite, que perduraram durante 20 dias.

Iniciei antialérgico, porém, não houve melhora. Após este período, apresentei sudorese intensa além de dor muscular importante, e através de exames laboratoriais, fui diagnosticado com COVID-19.

Comecei o tratamento com azitromicina, zinco em altas doses, ivermectina e hidroxicloroquina. Meu quadro clínico evoluiu para debilitação e necessidade de oxigenoterapia. Instável, apresentei queda de saturação e descompensação glicêmica, levando à necessidade de suporte hospitalar.

Em 25 dias de internação, recebi o tratamento de protocolo hospitalar. Minhas filhas e eu elaboramos um tratamento para associar a ele. Por sermos médicos e farmacêutica, apresentamos conhecimentos científicos, através de estudos e cursos em antioxidantes que poderiam atuar especificamente no combate ao radical hidroxila que é altamente danoso às membranas celulares.

Entre vários antioxidantes, fiz uso em dosagens especiais de zinco, ácido lipóico, ubiquinona, vitamina D3, curcuma longa, magnésio, entre vários outros. Iniciei uma etapa de tratamentos amplos e seguros para a ação do COVID-19 e suas consequências patológicas secundárias. O que tive foi um dos mais agressivos, desenvolvendo um tromboembolismo logo no início dos sintomas, além de pneumonia hospitalar.

Meus valores de dímero D, PCR (proteína C reativa) se alteraram bastante. No hospital, tive aumento da glicemia, chegando a 395, devido a cascata inflamatória ter afetado o pâncreas. O uso de corticoides em grandes quantidades também foi responsável por intensificar o aumento da glicemia.

Há anos, mantenho meu tratamento preventivo e faços exames laboratoriais mensalmente. Estes permanecem de suma importância, uma vez que o COVID pode trazer surpresas indesejáveis, caso não haja um controle de medicamentos e exames em laboratório.

Estou “curado” e não transmiti o vírus para ninguém, já que o teste de PCR-RT resultou negativo desde o início dos sintomas apresentados referentes ao COVID-19.

Inseri à minha rotina, com maior intensidade, a prática de atividades físicas. Estas auxiliarão na recuperação de minha resistência muscular, permitindo em breve, retornar ao trabalho, no início de 2021.

Agradeço a todos que se preocuparam e procuraram saber notícias durante minha internação.

Esta pandemia têm sintomas variáveis, podendo ser confundida inicialmente com gripe, alergia, artrite, dentre outras patologias. Todos nós, conscientes da situação e da gravidade que pode apresentar, necessitamos utilizar máscaras e evitar, ao máximo, aglomerações. A prevenção é a melhor maneira, no momento, de lutarmos contra o coronavirus.

15 comentários em “COVID-19 Quadro Clínico

  1. Graças a Deus vc está curado, mas a barra foi pesada. Nós que estamos juntinho de vc, sabemos o que passamos, mais ninguem, noites de angustia, desespero dor, as vezes aparecia a incerteza, o choro sufocado , a incerteza..Que noites!!!!! As horas não passavam, pessoas ligando, já não sabiamos o que falar, minha filha no hospital correndo o risco de ser contaminada, medo, medo, medo.Mas tudo passou, Deus seja louvado.

    1. Obrigado, Eustáquio, realmente passei por momentos difíceis. Vejo uma oportunidade de passar minha experiência às pessoas, evidenciando a necessidade de um acompanhamento pós COVID-19 como tenho feito em mim, para tratar das consequências futuras, que podem ser descompensação neurológica, infarto, tromboembolismo, de modo geral, que podem surgir inesperadamente, dentre outras patologias.

  2. Excelente documentário, sobre a Covid-19. Ficou muito claro a gravidade da situação Como foi importante a sua recuperação devido sua experiência de médico e filhos na mesma área. Meus parabéns 👏👏👏

  3. Oi João, que bom que vc só está melhorando. Com certeza, o tratamento anti-oxidante foi um bom auxiliar. Ponho mais fé do que o tratamento com hidroxicloroquina e ivermectoina. Volte quando estiver bem.abraços.

  4. Parabéns pai pelo excelente profissional que é! Muito estudioso e sempre atualizado na profissão. Seus profundos conhecimentos em uma área tão complexa da medicina permitiram juntamente com o tratamento tradicional o êxito da sua cura. Sempre muito cuidadoso com a sua saúde e de todos os seus pacientes. Tenho muito orgulho do senhor!

  5. Excelente texto, dr./amigo João!
    Obrigada por nos orientar através dele.
    Agradeço a Deus por ter estado no controle de todo seu tratamento, orientando, direcionando suas filhas.
    Ele também cuidou da nossa amada Santuza, a fortalecendo para cuidar do senhor.
    E que ótimo saber que em 2021, se Deus quiser, nos encontraremos na Clínica, para minha consulta anual.
    E olha que já são 26 anos que estou aos seu carinhoso cuidado.
    Em tudo dou graças!
    Um abraço ao senhor, e à toda sua linda família.
    Eu os amo muito em Cristo Jesus.

  6. Oi Dr João graças a Deus vc está curado. Imagino o quanto foi difícil pra vc e família passar por mais esta batalha. Mas Deus está no comando e abençoa pessoas do bem. Parabéns pela cura. E ótimo texto que vc publicou. Um grande abraço e muito obrigado.

  7. Oi João, que situação difícil meu amigo. Graças a Deus, seus familiares e sua resistência, regada a cuidados de suma importância para sua doença de base, vc se encontra aqui conosco. Continue forte, se cuidando e volte logo. Grande abraço.

    1. Obrigado, Helder. Fomos colegas de faculdade, somos colegas de profissão e, há muitos anos, não nos encontramos. Quando nos vermos novamente, será uma grande satisfação para mim.

  8. Olá Doutor João!
    Que barra né?
    Achei muito esclarecedor seu texto que em um momento de tanta insegurança para o planeta, serviu para iluminar e com certeza ajudar muitas pessoas que podem estar iniciando a doença e precisam de mais informações.
    O senhor sabe o quanto o admiro e sinto orgulho de ser sua paciente há 18 anos (brinco falando que o senhor é meu anjo aqui na terra).😇
    Eu mesma fiquei super preocupada com o senhor e pedi muito a Deus que sua família tivesse forças para superar tamanho sofrimento.
    Ainda bem que são todos grandes guerreiros (as), ufa passou, parabéns família do Doutor João!!💐
    Parabéns Doutor João!💐
    Vocês venceram!
    Eu sofri e preocupei muito com o senhor, Doutor João, foram muitas incertezas, mas graças a Deus a tempestade passou.
    Com seu texto fiquei muito aliviada, e mais uma vez o senhor provou com serenidade e sabedoria a sua grande competência e profissionalismo.
    Fique com Deus que estou aqui com ele também.
    Grande abraço 🙏🏻🌻

  9. A melhor explicação e orientação que tive !Graças a Deus que o Senhor ficou curado!Oramos muito por seu restabelecimento!🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

  10. Prezado Dr, João Rocha, ficamos imensamente felizes em nossa casa pela presença da palavra cura em seu relato, diga-se de passagem feito com muita transparência com detalhes minuciosos demonstrando domínio e controle de suas ações de suas filhas. Ações corajosas como a do senhor são de suma importância para nós, pessoas leigas, e demonstram a importância da troca de informações e principalmente um depoimento de um renomado e reconhecido profissional da área da saúde que humildemente abriu um pouco de sua vida particular para servir de exemplo e principalmente ministrar o melhor dos remédios: a prevenção. Obrigado pelo seu desprendimento e espero que todos entendam que muito além de um texto suas palavras conselhos um excelente médico. Parabéns pela sua vitória e felicidades em seu aguardado retorno.

    Wagner Correa e Helô Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo