Medicina Ortomolecular na UFMG

UFMG reconhecendo a necessidade de estar sempre como modelo nos ensinamentos e pesquisas de maior complexidade, esta oferecendo vagas no curso de mestrado, demonstrando a verticalização da ciência ortomolecular, aprofundando a sua pesquisa e aplicação, o que não foi ministrado no curso de graduação, interagindo com outros campos de conhecimento da medicina, para auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças com melhor qualidade de vida e aumento da longevidade.
Dr. João Rocha Neto 


  “O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Medicina Molecular (INCT-MM) tem por objetivo integrar a ciência básica e tecnológica à prática clínica, o que permite a investigação de anormalidades moleculares e celulares específicas relacionadas ao desenvolvimento de doenças.
 O INCT de Medicina Molecular focaliza seus recursos na pesquisa dos mecanismos fisiopatológicos de doenças graves e complexas e no desenvolvimento de novos tratamentos. Propiciará ainda condições para a formação de recursos humanos de qualidade nas áreas de atuação do instituto, em nível de graduação, pós-graduação (especialização, residência, mestrado e doutorado) e pós-doutorado; além de conseqüente divulgação científica e publicações de impacto internacional”.

Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Medicina
Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular
Edital de Seleção 2012 – Mestrado



 O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 21/05/2012 a 15/06/2012 estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao MESTRADO. As inscrições far-se-ão no Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, na Av. Alfredo Balena 190, 5º andar, sala 503, CEP 30130-100 – Belo Horizonte – MG, de 2ª a 6ª feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 08:30 às 11:30, onde serão fornecidas informações complementares, ou através de correspondência, com data de postagem até 15/06/2012, desde que seja apresentadatoda a documentação exigida. Contatos: Telefone: (31) 3409-9641, e-mail: pg@medicina.ufmg.br, página web:www.medicina.ufmg.br/cpg


I – Das Vagas. Serão oferecidas 05 (cinco) vagas para ingresso no segundo semestre de 2012.

II – Dos Requisitos para a Inscrição. Para se inscrever o candidato deverá apresentar à Secretaria do Curso os seguintes documentos: (a) Formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível na página web, acompanhado de uma (1) fotografia 3X4; (b) Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso), expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento equivalente que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes do período para o registro acadêmico no curso de pós graduação, ficando a matrícula condicionada à comprovação de conclusão do curso de graduação;(c) Histórico escolar de graduação; (d) Curriculum vitae no formato Lattes, disponível no site www.cnpq.br; (e) Comprovante de conhecimento de língua inglesa. Serão aceitas uma das seguintes comprovações, observado o prazo de validade dos documentos, quando for o caso: TOEFL (mínimo 60% dos pontos), IELTS (mínimo 60% dos pontos), CAMBRIDGE, MICHIGAN, Certificado de aprovação expedido pelo CENEX-FALE-UFMG, em consonância com a Resolução no. 08/2008 do CEPE/UFMG; (f) Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais (cópia dos comprovantes eleitorais das duas últimas eleições 1º e 2º turno) no caso de candidato brasileiro; no caso de candidato estrangeiro, os exigidos pela legislação específica; (g) Cópia da Carteira de Identidade (que conste foto, filiação, data de nascimento, naturalidade, número e órgão expedidor do RG), Título de Eleitor, CPF e do comprovante de residência; (h) No formulário de inscrição indicar um possível orientador do Curso. A relação dos orientadores encontra-se disponível na página web e na Secretaria do Curso; (i) No caso de candidatos estrangeiros, prova de estar em dia com o Serviço Federal de Migração e de ter suporte financeiro durante o tempo de permanência no país; (j) Projetode pesquisa, apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e não excedendo 10 páginas. O projeto de pesquisa deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes itens: título, nome do candidato e do potencial orientador, introdução, justificativa, objetivos, métodos, viabilidade de execução e conclusão da pesquisa, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, cronograma e referências bibliográficas. Projetos fora dessa formatação não serão avaliados e o candidato será automaticamente desclassificado. Não serão aceitas inscrições incompletas ou fora do prazo.

III – Da Banca Examinadora. A banca examinadora do exame de seleção será composta por, no mínimo, três orientadores com credenciamento pleno no Programa, indicados pelo Colegiado.

IV – Do Processo Seletivo. O processo seletivo dos candidatos será realizado nos dias 27 a 29 de junho de 2012, na Faculdade de Medicina da UFMG, situada à Av. Alfredo Balena, 190 e constará de duas etapas: 1ª etapa. Avaliação do Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório. Projetos fora da formatação estabelecida na letra (j) do item II deste edital não serão avaliados e o candidato será automaticamente desclassificado. Os pontos serão distribuídos da seguinte forma: relevância do projeto – 20 pontos; metodologia – 40 pontos; aspectos éticos – 10 pontos e viabilidade de execução em, no máximo, 24 meses – 30 pontos. Será considerado eliminado o candidato que não obtiver, pelo menos, 70% da pontuação desta etapa. Serão considerados classificados para participação na segunda etapa os candidatos com pontuação igual ou superior a 70% nesta etapa. O resultado desta etapa será publicado no mural da Secretaria e no site do Centro de Pós-Graduação até as 08:30 horas do dia 27 de junho de 2012. 2ª etapa. Esta etapa compreende 3 avaliações: (a) Prova escrita baseada na interpretação de um artigo científico, em inglês, das áreas de pesquisa oferecidas pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular, de caráter eliminatório e classificatório. As questões e respostas desta prova serão em Português. Esta prova será realizada no dia 27/06/2012, às 09:00 horas, em sala a ser designada. A nota mínima para aprovação nesta avaliação será 60 (sessenta), numa escala de 0 (zero) a 100 (cem). O resultado desta prova será divulgado até as 15:00 horas do dia 28/06/2012 e somente os candidatos aprovados participarão da avaliação seguinte; (b) análise do Curriculum Vitae e do Histórico Escolar, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta análise serão avaliados o envolvimento prévio em atividades de pesquisa, publicações e experiência profissional, as disciplinas cursadas e suas respectivas notas. A nota mínima para aprovação nessa avaliação será 60 (sessenta), numa escala de 0 (zero) a 100 (cem). O resultado desta prova será divulgado até as 18:00 horas do dia 28/06/2012 e somente os candidatos aprovados participarão da avaliação seguinte; (c) Entrevista sobre as atividades acadêmicas e o currículo do candidato, avaliação de caráter classificatório. As entrevistas serão realizadas no dia 29/06/2012, a partir das 8:30 horas, em sala a ser designada e informada pelo Centro de Pós-Graduação. Serão avaliados o interesse nas áreas de pesquisa oferecidas pelo Programa e a capacidade de expressão oral de idéias. Serão atribuídas notas às entrevistas com os candidatos numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

V – Do Resultado Final. A nota final será a média das notas obtidas em cada uma das avaliações. Os candidatos serão ordenados na sequência decrescente da nota final, no limite das vagas disponibilizadas neste Edital. A nota atribuída à análise de histórico escolar e curriculum vitae será considerada como critério de desempate. Permanecendo o empate, será considerada a nota da prova escrita e, como último critério, a nota da entrevista. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de suas médias. O resultado final com as notas de cada etapa avaliada será divulgado até as 18 horas do dia 29/06/2012 pela Secretaria do Programa, no mural do 5º andar da Faculdade de Medicina e na página web do Centro de Pós-Graduação. Será de 10 (dez) dias o prazo para a interposição de recursos, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG, contados a partir da divulgação do resultado da seleção. O candidato terá acesso às suas respectivas provas, após a divulgação dos resultados, dentro do prazo de recurso.

VI – Do Registro e da Matrícula. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 03/07/2012 até 06/07/2012, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no sitehttps://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela secretaria do curso até o dia 09/07/2012. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até 02/07/2012, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data em que ocorreu a colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Programa, até 02/07/2012, o RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido, e documento que comprove filiação. De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico,correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Programa, em data a ser divulgada, observado o calendário acadêmico da Universidade. Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2012. Prof. Luiz Armando De Marco – Coordenador doPrograma de Pós-Graduação em Medicina Molecular.

Rolar para o topo